fbpx

Psicologia das cores: sua Relevância na Identidade visual

Você já parou para se perguntar porque será que o McDonalds usa vermelho e amarelo no seu branding? Ou porque médicos estão sempre vestidos de branco, azul, ou verde?

Por MARCIA GOMBOS

Você já deve ter assistido a algum documentário sobre vida selvagem no qual explicam o colorido exuberante de alguns animais e como isso pode ser um sinal de advertência, ou uma forma de atrair parceiros, ou ainda, de se camuflar. Assim como na natureza, as cores estão presentes no cotidiano das sociedades, mostrando que, além de “gosto”, as cores podem ser usadas de várias maneiras diferentes e expressando mais do que se imagina.


As cores tem influência psicológica sobre os seres humanos e falam, diretamente, ao subconsciente, ativando emoções como: segurança, higiene, paixão, respeito, etc.


Para o marketing, a psicologia das cores é uma ferramenta fundamental , já que estudos mostraram que estão ligadas aos impulsos cerebrais que refletem nosso comportamento.


As pessoas se identificam com marcas e produtos, logo, a cor também tem seu papel fundamental no desenvolvimento das estratégias de uma empresa, ajudando nessa aproximação, tornando a comunicação coesa e alinhada aos seus propósitos.

“Embora as cores sejam um fenômeno óptico, elas influênciam todos os sentidos da natureza humana. Elas vão além do efeito visual.” Rodrigo Espinosa – Profº Design Gráfico.

Pense em como você usa as cores para expressar suas emoções no dia a dia. Quando está mais introspectivo, triste, acaba por escolher cores fechadas como o preto. Quando alegre, algo vibrante. Se está buscando paz, opta pelo branco e assim por diante.

Olhando ao redor, vemos que tudo se comunica através das cores: o trânsito, prédios, hospitais, mandando informações que são interpretadas por nosso inconsciente em segundos e nos levando a tormar decisões rápidas.

Um exemplo fácil de falarmos são as redes de fast-food que utilizam de forma brilhante as cores para mostrar que em seus produtos as pessoas encontrarão confiabilidade, conforto, “matarão” a fome, saciarão seu desejo.

Em suma, a psicologia das cores é parte importante no desenvolvimento de todas ações de negócios e é preciso atenção para entender qual a melhor forma de trabalhá-la  e a tornar uma expressão positiva de sua marca.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp