Para esclarecer um pouco mais sobre esse termo tão utilizado atualmente, apresentamos algumas informações que irão te ajudar a entender sua magnitude.
A identidade visual é uma combinação de elementos como: formas, cores, fontes, etc, que caracterizam uma empresa, seus produtos e serviços. Nela se expressam visualmente seus valores e propósitos.
Para sintetizar a “personalidade” da empresa, esta deve ser desenvolvida através de estudos a respeito de seus conceitos gerais, da área em que atua, do que oferece ao mercado.
Se analisarmos a identidade visual como uma pessoa, podemos dizer que:
Esse conjunto a define e a torna única, sendo lembrada por suas características. Da mesma forma acontece com uma marca.
“O propósito ou o porquê uma empresa faz o que faz causa identificação, fortalece e engaja pessoas.” (Simon Sinek)
Algumas empresas trabalham sua identidade visual de forma tão focada que se tornaram verdadeiros “conceitos” em sua categoria. Por exemplo: quem compra uma Harley Davidson ou uma Ferrari não tem interesse em se locomover. As pessoas compram o “estilo que vida” que essas duas marcas representam, seu “status” e todas as demais promessas nelas imbutidas.
A Harley possui direitos sobre o ronco do motor, isso mesmo!! Pois suas motocicletas tem um som único, típico de como o motor foi projetado. Nos anos 90 chegaram ao ponto de tentar patenteá-lo, sem sucesso, mas independente disso, ele é o som de uma paixão, uma conexão com seus fãs.
É importante lembrar que não adianta falar à todos, mas sim com quem realmente interessa, quem é um “fã” em potencial, que não só consumirá seus produtos/serviços, mas irá propagar sua filosofia. Afinal, como destacado em nosso site: “A construção da identidade visual é fundamental para definir o correto posicionamento de um negócio. Visa agregar valor econômico, simbólico, credibilidade e, sobretudo, engajamento a marca”.