fbpx

O que são e em que consistem as Redes Sociais?

Elas englobam muito mais do que se imagina, existindo dezenas delas a disposição dos mais variados grupos e estilos.

Por MARCIA GOMBOS

A transformação digital traz recursos ilimitados para praticamente tudo. É possível encontrar parceiros de trabalho, aprender a falar outros idiomas, jogar online com pessoas do mundo inteiro, encontrar o par perfeito, passar em consulta médica, compartilhar experiências, visitar galerias e museus, enfim, o céu é o limite.

É natural que as redes sociais, conceito antigo que determina as relações entre pessoas com interesses em comum, tenham seguido essa tendência e o surgimento das mais diversas plataformas pontencializaram o seu alcance.


Quer saber mais sobre um produto, uma empresa, serviço? Procure nas redes sociais e achará uma infinidade de informações, inclusive depoimentos de quem já conhece. Isso pode ajudar a elevar a credibilidade ou destruí-la de vez, jogando no colo do concorrente aquele prospect que poderia se tornar o cliente dos sonhos.


Ter um perfil bem definido dentro de uma linha de identidade visual é muito importante, mas é apenas um detalhe. O fundamental é como a empresa se posiciona, se relaciona e resolve todas as questões apresentadas nas redes. Teve uma avaliação ruim? Dar um retorno urgente a ela e apresentar abertamente a resolução do problema, faz com que as pessoas percebam que há interesse em ajudar, dar suporte, criar um relcionamento e não apenas vender.

Podemos dizer que as redes sociais estão divididas por propósito e isso facilita, imensamente, as estratégias das empresas. Falando da forma correta com cada público para que esse se identique e se engaje.

redes

Redes de relacionamento: como o nome já diz, a idéia primordial são os relacionamentos interpessoais, por isso, os algoritmos usados por essas redes, estão sempre passando por mudanças, filtrando quem tem relevância para quem.


Redes de entretemento: usada para promover conteúdos dos mais diversos estilos, com o foco em entreter. Pode-se assistir shows, entrevistas, dicas de beleza e uma infinidade de temas.


Redes de Profissionais: curriculum virtual, desculpas a parte pelo trocadilho, mas é uma forma de apresentar suas habilidades e experiências profissionais, ampliando o alcance consideravelmente em relação ao seu irmão impresso. Além disso, nessa rede outros profissionais registram avaliações, ajudando a potencializar recolocações, é possível se manter atualizado na área de interesse, fazer networking, etc.


Redes de Nicho: diferente das mais conhecidas que pulam na mente quando falamos em redes sociais, aqui temos um foco bem específico e público bem segmentado. Ex: TripAdvisor para viagens ou Pip voltada para os amantes da culinária.


Dê a devida atenção e investimento às redes sociais de sua empresa e perceberá que elas são uma aliada e tanto!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp