O vídeo é uma estratégia cativante de comunicação

Quantas vezes você fez uma busca no Google e deu preferência aos resultados em vídeo em detrimento dos textos?

Por MARCIA GOMBOS

Vivemos em um novo milênio que nos apresentou mudanças gigantescas nas formas de relação interpessoal e de comunicação. Segundo Leandro Karnal “no prazo de apenas 20 anos, houve uma mudança radical em todo o processo de conhecimento, de comunicação.”

Graças a tecnologia, hoje temos maneiras novas e mais rápidas de atingir o conhecimento. Temos acesso aos mais distintos recursos e o vídeo se mostra como uma ferramenta, extremamente, eficiente quando bem estruturado.

Ele gera credibilidade, apresenta os produtos tridimensionalmente, acessando a visão e a audição, trabalhando a mensagem de forma facilitada para a memória e para a compreensão das informações, sem falar nas emoções que desperta.


Diferente do texto escrito, no vídeo utiliza-se também a comunicação não verbal, ou seja, expressões faciais, gestos, expressões corporais, aparência, música, que proporcionam uma identificação da audiência e maior engajamento com a mensagem. 


ALGUNS TIPOS

O vídeo pode ser desenvolvido para divulgar uma empresa, produtos/serviços, estratégias, tanto para o cliente externo como para o interno (colaboradores). Podendo ser:

  • Passo a Passo ou Tutoriais;
  • Apresentação Profissional;
  • Apresentação de Produtos/Serviços;
  • Apresentações de Estratégias;
  • Institucionais;
  • Webinar;

Isso só para citar alguns, pois  sua versatilidade permite que o formato seja escolhido de acordo com a estratégia de marketing  desenhada ao propósito da empresa.

“Em 2020 o tráfego de vídeos na internet representará 82% de todo o tráfego realizado por consumidores. O vídeo está em toda parte e é cada vez mais a voz que dialoga com o consumidor” 

A frase acima relata um estudo feito pela Cisco, empresa de telecomunicações, e foi tirada da matéria publicada em Fevereiro de 2017 no portal Investimentos e Notícias. Nela aborda-se a eficácia dos vídeos na era dos smartphones e sabemos que eles são os grandes responsáveis por esse apelo crescente que os vídeos tiveram, uma vez que é uma mídia mais fácil de ser consumida nesses  equipamentos. 

Vale ressaltar que o Youtube não é a única plataforma/rede social para a postagem de vídeos, embora seja “a” referência com bilhões de usuários. Na hora de encomendar o seu, deixe bem claro em quais canais pretende divulgá-lo. A devida adequação às mídias faz toda a diferença aos resultados que busca.

Se está com dúvida para investir na criação dessa ferramenta para o seu negócio, pare e pense um pouco sobre quanto conteúdo desta modalidade você consumiu no último mês. Com certeza, terá facilidade de achar a resposta para a questão. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Todos os direitos reservados -2021 ® Casa9 Marketing Digital e Design – Foco no Futuro, Resultados no Presente.